







Comissão Organizadora
Carmen Soares é Professora Catedrática da Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras). É diretora do doutoramento Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coordenadora Científica do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho Científico do Instituto Europeu de História e Culturas da Alimentação (Tours, França).
Irene Vaquinhas é doutorada em História e professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2009. É a atual diretora do Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade. Tem colaborado em vários projetos nacionais e internacionais. É autora de mais de uma centena de publicações.
Paula Barata Dias é Professora Auxiliar da FLUC. Investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Univesidade de Coimbra, Investigadora colaboradora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, e investigadora do Projeto transnacional luso-brasileiro DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia.
Comissão Executiva
Carlos Baptista é mestre em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedades e encontra-se atualmente a frequentar o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades e a fazer investigação sobre a cultura da vinha na região norte de Portugal. No quadro de interesse em alimentação, cultura, território e património destacam-se os cursos em Antropologia da Alimentação e em Património Cultural Imaterial. No âmbito do Programa Erasmus + fez um estágio no Observatório de la Alimentación-ODELA – na Universidade de Barcelona.
Mateus Habib é jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi intercambista na Université Paris-Sorbonne. Especializado em gastronomia, atuou em veículos da imprensa brasileira e publicações estrangeiras como os Louis Vuitton City Guides. Atualmente é aluno do Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedades na Universidade de Coimbra e autor da newsletter Prato Feito.
Susana Tavares é mediadora cultural e intérprete de Língua Gestual Portuguesa. O seu percurso profissional desenvolveu-se em serviços educativos de espaços museológicos, tendo-se dedicado à criação de programas educativos para diferentes públicos. Nos últimos anos, tem-se focado na acessibilidade cultural à comunidade surda, participando em projetos relacionados com as artes plásticas, o teatro e a dança. Paralelamente, desenvolve a sua atividade profissional enquanto intérprete em contexto associativo. Atualmente é aluna do Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedades, na Universidade de Coimbra.
Entidades Organizadoras
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Centro de História da Sociedade e da Cultura
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Rede DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia
Apoio
Vasco da Gama Pastelarias e Praxis
