top of page

 

 

A entrada no século XXI e a comemoração dos 725 anos da UC suscita uma reflexão sobre o papel da Universidade e em particular sobre o lugar das Humanidades na sociedade de mercado em que vivemos.

 

O projecto Universidade/Universalidade: da Academia de Platão à Academia de Coimbra pretende revisitar não só o arquétipo de todas as Academias, partindo da Grécia Antiga, mas também um dos momentos mais importantes no desenvolvimento da Universidade de Coimbra, que foi o seu Real Colégio das Artes, fundado no século XVI por Dom João III e arquétipo da actual ‘Faculdade de Letras’.

Espaço de diálogo e de debate, foco de convergência e de disseminação de saberes, a Academia (fundada entre 377-375 a. C.) atraiu sábios e discípulos de sábios de outras escolas, que vinham aprender com o Mestre, traziam os novos contributos da sua formação de origem e pensavam criticamente a tradição filosófica do seu tempo.

 

O Colégio das Artes, por sua vez, foi um lugar de renovação do conhecimento humanístico na Universidade de Coimbra, cujos saberes irradiaram para os quatro cantos do mundo, numa cultura permanente do encontro (um dos temas que nos convoca). O Colégio das Artes e o seu património imaterial mereceram à UC uma grande parte do impacto internacional que o conceito AltaSophia  pretende reaver. A celebração dos 725 anos da UC requer que revisitemos aquela instituição para interrogarmos a sua matriz e projectarmos o futuro dos seus saberes, em diálogo com o presente.

 

Ao investigarmos e reflectirmos sobre o riquíssimo património intelectual do Colégio das Artes pretendemos contribuir para um debate urgente no meio académico do século XXI : o debate acerca das Humanidades no século XXI e do seu papel para a sobrevivência das democracias, ameaçadas pelos mais diversos fundamentalismos.

 

Assim, este é um projecto que se desdobrará em três vertentes, todas elas expressão do mesmo fenómeno, Universidade / Universalidade:

  • Da Academia de Platão ao Perípato de Aristóteles; dos Antigos aos Estudos Gerais

  • O Real Colégio das Artes da Academia de Coimbra e a sua projecção no mundo

  • A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Real Colégio das Artes

 

 

Organização

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos

Instituto de Filosofia da Universidade do Porto

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Sociedad Ibérica de Filosofía Griega

Sociedade Portuguesa de Retórica

 

Com o Apoio de

Reitoria da Universidade de Coimbra

Centro de Literatura Portuguesa

Projecto DIAITA

 

 

 

Comissão Organizadora

Margarida Miranda

Maria do Céu Fialho

António Rebelo

José Meirinhos

Sebastião Tavares de Pinho

 

Secretariado

Elisabete Cação

João Pedro Gomes

 

 

bottom of page